Conheça o Tênis feito a partir de restos de chicletes recolhidos das Ruas

Um simples chiclete pode demorar cerca de cinco anos para se decompor. Para lidar com esse problema, um projeto inovador criou um tênis parcialmente feito de goma de mascar reciclada.

Trata-se de uma parceria entre a marca holandesa Gumdrop e o designer Explicit Wear. Juntos, chegaram ao conceito de uma sola de sapato feita com os compostos recicláveis do chiclete.

Assim como em outros centros urbanos, milhões de dólares são gastos anualmente para limpar a cidade de Amsterdã. Parte do problema é causado por chicletes jogado nas ruas – que chegam a 1,5 milhão de quilos a cada ano na capital da Holanda. Pensando em resolver esse problema, a organização Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade Gumdrop se uniram para criar um tênis feito com goma de mascar reciclada.

“Começamos a procurar um modo de alertar as pessoas sobre esse problema [..] Assim surgiu a ideia de criar um produto que as pessoas realmente queiram, feito com algo que ninguém se importa”, disse Jonathan Van Loon, porta-voz do projeto, ao The Verge.

Chamado Gumshoe, o tênis tem a sola com compostos recicláveis (conhecidos como Gum-Tec), feitos com 20% de chiclete. O projeto usa cerca de 1 quilo de goma – raspada das ruas de Amsterdã – para cada quatro pares de tênis. Os compostos Gum-Tec são transformados em pequenos grãos e então moldados no solado, que também possui um mapa da cidade. O restante do tênis é feito com couro.

Os sapatos estarão disponíveis a partir de junho nas nas cores rosa, preto e vermelho. O valor será de 190 euros (aproximadamente R$ 800). 

Gumshoe tem solado com mapa de Amsterdã (Foto: Divulgação)

 

Comente esta notícia

Top
%d blogueiros gostam disto: